loading

Rede Juntos: professor da Universidade de Columbia foi um dos convidados do lançamento

Um dos maiores nomes em engenharia ambiental, Kartik Chandran falou sobre inovação no saneamento básico. Clique aqui e saiba mais informações sobre o evento.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, apenas 50,3% da população tem acesso à coleta dos esgotos e somente 42% dos esgotos são tratados – número que equivale a cerca de 34 milhões de brasileiros. Isso significa que metade da população tem esgotos correndo livremente por suas ruas, entre outros problemas, estando suscetíveis a doenças, gerando sobrecarga no sistema de saúde.

Para debater sobre o assunto durante o lançamento da Rede Juntos – plataforma digital de troca de conhecimento em gestão, realizado no último dia 15 de março, o convidado foi Kartik Chandran, professor do Departamento Engenharia Ambiental da Universidade de Columbia e uma das maiores autoridades mundiais em saneamento ambiental.

Segundo Chandran, o conceito de “esgoto” é atrasado, pois, além de uma lama contaminada a ser tratada, é a água com diferentes compostos químicos e biológicos. Para ele, o meio mais eficaz de conscientizar um país da devida importância do tratamento adequado para o esgoto, é através da educação.

Em Gana, país da África ocidental, o professor foi responsável pela implementação de um projeto que transforma o lodo do esgoto em combustível biodegradável, além de diminuir as incidências de doenças provenientes da falta de saneamento.

“Ao melhorar o acesso ao saneamento básico, melhoramos a saúde e melhoramos a produtividade de um país”, finalizou.

Juntos no saneamento básico

Focando na ampliação do acesso a saneamento básico da população de Paraty (RJ), o Programa Juntos apoiou a prefeitura na instalação de 20 quilômetros de rede coletora de esgoto.

A nova política de tratamento e abastecimento de água do município diminuiu a incidência frequente de cortes no fornecimento de água na alta temporada e durante os eventos de maior fluxo turístico.

Além disso, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho resultou na redução de até 70% nos casos de virose atendidos no hospital municipal.

Saiba mais sobre o projeto desenvolvido em Paraty, clicando aqui.

 

 

Novas atualizações na Rede Juntos

A plataforma digital Rede Juntos está na versão beta, isto é, em fase de desenvolvimento e testes para aprimorar, cada vez, mais suas ferramentas e capacidades. Por esse motivo, ainda passará por atualizações e implantação de novas funcionalidades.

Os materiais disponibilizados relativos aos cases do Programa Juntos, como cartilhas, vídeos e documentos, serão complementados. Será viabilizado um espaço para que os interessados cessem suas dúvidas, de forma estruturada, com a possibilidade de a resposta ser do próprio criador ou gerenciador da ação, como prefeitos e secretários.

A plataforma terá, também, a integração com redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, para melhor disseminação dos seus conteúdos. Também serão realizadas transmissões ao vivo de relatos de experiências em gestão pública, passo-a-passo de como implantar o projeto visualizado, além da possibilidade de tirar dúvidas via chat, em tempo real.

Cadastre-se e acompanhe a agenda de novos conteúdos: juntos.plurall.net

Os comentários estão desativados.