loading

Plataforma Rede Juntos: espaço para desburocratização de ideias

Decreto da Presidência publicado dia 08 cria Conselho Nacional para a Desburocratização. Voltado para inovação e simplificação do serviço público, Comunitas lança plataforma digital.

Ficando em quinto lugar no ranking dos piores serviços governamentais prestados à população, em pesquisa realizada pela IMD, escola de negócio suíça, o Brasil tem um nível de burocracia elevado, que interfere diretamente na qualidade dos seus serviços públicos. A pesquisa classificou a eficiência da gestão pública brasileira em 55º lugar, numa lista de 59 países – entre ricos e emergentes.

Para desenvolver ideias e formar ações de desburocratização e inovação da máquina pública é necessário um trabalho em conjunto entre o governo, setor privado e também a sociedade, somando esforços para o melhor funcionamento das organizações, processo que também desestimula a corrupção.

Em decreto publicado na última quarta-feira (08), no Diário Oficial da União, o governo federal criou o Conselho Nacional para a Desburocratização – Brasil Eficiente. Presidido pelo Ministro da Casa Civil, o objetivo do grupo é assessorar o Presidente da República na formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, simplificando e modernizando a administração pública, focando na melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos e empresas.

Plataforma digital para desburocratização de ideias e troca em inovação

Levando em consideração essa idealização, um dos objetivos da Rede Juntos, plataforma digital que a Comunitas lançará no próximo dia 15, é “desburocratizar ideias”. O espaço funcionará como local de troca de conhecimento em gestão pública, onde gestores públicos, lideranças do setor privado, especialistas no assunto e interessados em geral, poderão debater e compartilhar ideias que fomentem a inovação do sistema público brasileiro, de forma digital, facilitada e com linguagem acessível.

O lançamento contará presença de Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, José Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo e Carlos Jereissati Filho, CEO do Grupo Iguatemi, dois dos membros da Governança do Programa Juntos, além de Eduardo Mufarej, presidente da SOMOS Educação.

Em um dos painéis, ACM Neto, prefeito de Salvador, e Jonas Donizette, prefeito de Campinas, realizarão trocas de boas práticas realizadas pela gestão pública.

A Plataforma Rede Juntos ficará disponível via web. Os interessados no assunto poderão acompanhar o evento ao vivo, de forma online, no próprio site https://www.comunitas.org.br/, realizando perguntas para os participantes. Após o lançamento, o canal ficará disponível e o público terá acesso ao conteúdo mediante cadastro.

 

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável desenvolve um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Os comentários estão desativados.