loading

Pelotas 205 anos | Confira os resultados da atuação do Programa Juntos na cidade

Considerada uma das capitais regionais do Brasil, Pelotas (RS) completa 205 anos de idade amanhã (07). E o Programa Juntos, parceiro da prefeitura na busca pelo desenvolvimento da cidade, felicita essa importante cidade gaúcha. Até o momento, com o programa, são quase 10 projetos que impactaram a vida dos mais de 340 mil habitantes de Pelotas. A parceria tem como foco o desenvolvimento de serviços públicos de qualidade, visando o benefício do patrimônio mais importante da cidade: o cidadão.

Com o Juntos, são quase 5 anos de resultados

A Comunitas colheu resultados inspiradores na cidade de Pelotas. Dentre eles está o desenvolvimento de um escritório de gerenciamento de projetos e o aprimoramento do Programa de Gestão Estratégica (Proges) – criado para acompanhar e monitorar as metas de projetos. Atualmente, a ferramenta conta com 119 projetos em andamento, correspondentes a 16 secretarias. Além disso, dentre as principais conquistas dessa frente de trabalho está a possibilidade da prefeita Paula Mascarenhas, em 2017, promover a contratualização de metas e resultados em cada uma das secretarias e órgãos do executivo.

LEIA MAIS: Prefeitura – Vinte e cinco gestores assinam contrato com a prefeita

Houve, também, a implementação do aplicativo Colab, que possui o objetivo de conectar os cidadãos ao poder público de maneira transparente e com foco na resolução de problemas, proposição de projetos e avaliação dos serviços públicos. Já são mais de 6 mil usuários cadastrados na ferramenta e 88% das fiscalizações resolvidas pela prefeitura.

LEIA MAIS: Prefeitura – Pelotas lidera ranking de resolução de problemas no País

Ainda focado na inovação na cidade, a prefeitura implementou, com o apoio do Juntos, o Clique Saúde. A ferramenta on-line permite ao cidadão encontrar informações sobre os recursos disponibilizados pela rede pública de saúde da cidade, como endereço das unidades, exames e consultas disponíveis em cada uma, além de obter informações sobre os principais programas de saúde da prefeitura.

Também com apoio do Juntos, foi implantada a Rede Bem Cuidar, que visa estabelecer um novo conceito de atendimento para a população da cidade: ampliando a capacidade de acolhimento, elevando a qualidade dos serviços ofertados e focando em ações que contribuam para a prevenção de doenças. A iniciativa já foi premiada no Brasil e no exterior.

LEIA MAIS: Prefeitura – UBS Guabiroba está com as portas abertas

No momento, mais de 100 profissionais trabalham no atendimento de mais de 6 mil pessoas, mensalmente, nas UBS de Bom Jesus e Simões Lopes, além da recém-inaugurada UBS Guabiroba, garantindo um atendimento mais humanizado para os moradores.

Estaremos Juntos nos próximos aniversários

Atualmente, as novas frentes de trabalho da parceria entre o Juntos e a Prefeitura de Pelotas estão em fase de desenvolvimento e implementação.

Na área de segurança pública, o objetivo será promover uma agenda de redução de violência envolvendo o maior número de atores da cidade – nos últimos 14 anos, Pelotas teve um aumento de 288% de vítimas de homicídios e de 82% do número de roubos. A ação já foi iniciada com a estruturação do Observatório de Segurança da Cidade e da criação do Pacto Pelotas pela Paz, que pretende envolver a sociedade civil, empresários, entidades de classe, universidades, líderes religiosos numa agenda de engajamento e priorização de ações para combate a violência da cidade.

Focando em mais ações para a prevenção de doenças – para além da Rede Bem Cuidar – na área de saúde pública, o aplicativo mobile CUCO chega como uma solução inovadora, para o acompanhamento médico dos pacientes, em especial crônicos e idosos. O aplicativo serve para monitorar e personalizar esse tratamento. Com baixo custo de gerenciamento, a plataforma entrega, em tempo real, informações sobre o tratamento dos pacientes para a ferramenta de acompanhamento e controle. Além disso, informa ao paciente o momento certo de tomar seus medicamentos ou de inserir suas medições de saúde (como glicemia e pressão arterial), permitindo que ele compartilhe as informações do tratamento com profissionais de saúde.

LEIA MAIS: Prefeitura – Aplicativo de celular lembra usuário de tomar seus medicamentos

Já na Educação, mesmo com resultado positivo do IDEB em 2015, com a melhoria de 23%, Pelotas ainda encontra-se abaixo da meta e da média nacional. Construído em conjunto com o conhecimento acumulado, das boas experiências, e do planejamento já desenvolvido pela Secretaria de Educação de Pelotas, o Juntos apoiará no desenho e implementação de um modelo de gestão pedagógica que irá contemplar a melhoria do IDEB em 2017, focado, principalmente, no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável está presente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Campinas (SP), Petrolina (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP) – atingindo mais de 24 milhões de cidadãos.

A iniciativa, de caráter apartidário, partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

O Juntos conta com o apoio de grandes líderes empresariais brasileiros, que envolvem-se diretamente nos projetos, o que vai além do investimento de recursos. Esses líderes integram o Núcleo de Governança do Juntos, que se reúne periodicamente em encontros estratégicos, onde compartilham experiências com os gestores públicos, acompanham a evolução das iniciativas e colaboram para definir as diretrizes das ações.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *