loading

Juntos em Juiz de Fora: “no contexto de crise, é importante trabalhar em conjunto com a iniciativa privada e sociedade civil”, diz prefeito

Reunindo diversos nomes do setor público e privado, objetivo da reunião é apresentar resultados do primeiro ciclo na cidade, bem como do Plano de Governo 2017-2020.

unnamed

Reunião aconteceu no Parque da Lajinha

 

Para apresentar resultados do primeiro ciclo do Juntos na cidade e debater futuros desafios da gestão, o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, reuniu-se com membros da Governança do Programa Juntos, na última quarta-feira (15).

Além do prefeito, participaram do encontro secretários municipais, representantes da Comunitas, lideranças do setor privado que apoiam o projeto localmente, além de José Ermírio de Moraes Neto, presidente do conselho do Instituto Votorantim, e José Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo, dois dos membros da Governança do programa.

Para iniciar a reunião, foram apresentados os resultados dos primeiros quatro anos da parceria entre Juiz de Fora e o Programa Juntos, como o uso da plataforma Colab, que ampliou e tornou mais eficientes os canais de comunicação da prefeitura com os cidadãos, e os resultados alcançados com a busca pelo equilíbrio fiscal, que, segundo o prefeito, foi responsável por manter todos os salários dos servidores em dia.

Fulvio Albertoni, secretário de Fazenda e ex-bolsista do Juntos no Master em Liderança e Gestão Pública do Centro de Liderança Pública, destacou os resultados de equilíbrio fiscal de 2016, no qual a meta era aumentar o resultado primário da prefeitura em mais de R$ 23 milhões, sendo superada e ultrapassando R$ 31 milhões, sem diminuir o atendimento e qualidade dos serviços oferecidos à população, nem aumentar a alíquota de impostos.

“O prefeito tem o papel principal em conscientizar a população sobre os desafios do aumento da demanda e qualidade dos serviços públicos, o que exigirá cada vez mais do poder público trabalhar colaborativamente com a sociedade civil, empresas e universidades”, disse José Ermírio.

Tecnologia para o futuro da cidade
Segundo Michel Guedes, secretário de Comunicação, o foco da gestão será na comunicação com os cidadãos, com o objetivo de aumentar a interação entre poder público e sociedade civil. Ele citou como exemplo o uso do Colab, plataforma digital de compartilhamento de problemas na cidade, que hoje conta com uma equipe de 30 servidores espalhados em todas as secretarias com a missão de atender todas as demandas que chegam pela plataforma.

Na Saúde, segundo Elizabeth Jucá, secretária municipal e também ex-bolsista do Juntos, os focos da área serão a descentralização e redimensionamento da rede, a redefinição da rede de urgência e emergência e o uso de tecnologias e aplicativos para orientação e conscientização dos usuários sobre os serviços oferecidos. Com mais de 100 servidores treinados, Juiz de Fora também pretende ser referência nacional no tratamento e cuidado de crianças nascidas com o vírus da Zika.

Ganhadora do prêmio de melhor estacionamento em vias públicas do Brasil, a Área Azul Digital também teve destaque na fala do secretário de Transportes, Rodrigo Tortoriello. O sistema permite compras de cartões da Área Azul via SMS, cartões pré-pagos e pontos fixos de compra, nos quais todos os parquímetros são monitorados em tempo real.

Para Regina Siqueira, diretora-presidente da Comunitas, é importante não somente formular a parte técnica do trabalho, como, também, focar na metodologia de comunicação e mobilização da sociedade.

“É necessário repensar nas áreas temáticas do planejamento de longo prazo para a cidade, trazendo pautas mais interdisciplinares”, recomenda José Roberto Marinho.

Bruno Siqueira finalizou a reunião agradecendo a Comunitas pela parceria desde 2014, a qual, segundo o prefeito, teve papel importante em sua reeleição e também na pontuação de Juiz de Fora com nota 10 em transparência pelo Ministério Público Federal.

 

 

Programa Juntos
Liderado pela Comunitas, o Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável está presente nas cidades de São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Paraty, Campinas, Juiz de Fora, Teresina, Santos, Itirapina, Curitiba e Pelotas. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Encontro de Governança
As Reuniões de Governança têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades que fazem parte da rede. Ela envolve o Núcleo de Governança do Juntos – formado por grandes líderes empresariais brasileiros, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores e parceiros técnicos do programa.

 

No mesmo dia da Reunião de Governança, houve o lançamento da Rede Juntos – plataforma digital de troca de conhecimento em gestão. Clique aqui para informações sobre o evento.

Os comentários estão desativados.