loading

Em Curitiba, Comunitas apresenta Programa Juntos no 1º Congresso do Pacto pelo Brasil

Evento, que finaliza amanhã (11), tem a participação de diversos representantes de organização públicas, privadas e da sociedade civil.

A administração pública municipal tem responsabilidade por diversos serviços públicos oferecidos para a sociedade. Porém, fatores como a burocratização dos processos e a má gestão pública, principalmente das contas, impactam negativamente na qualidade dos serviços ofertados à população.

Para apresentar as calamidades encontradas na gestão pública e também conhecer e debater soluções a fim de aprimorar a administração, a cidade de Curitiba (PR) está sediando, entre os dias 08 e 11 de maio, o 1º Congresso do Pacto pelo Brasil, promovido pelo Observatório Social do Brasil, organização parceira da Comunitas.

Santos economiza R$ 60,5 milhões com frente de Equilíbrio Fiscal

Durante o painel “Eficiência e Boas Práticas em Prefeituras”, apresentado ontem (09), a diretora de Gestão e Comunicação da Comunitas, Patricia Loyola, explicou a metodologia e as frentes de trabalho do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. Na ocasião, foram apresentados os resultados obtidos com a busca pelo equilíbrio fiscal nos municípios participantes do programa; o aprimoramento do Licenciamento Urbano, em Campinas (SP), que resultou, dentre outras ações, na criação da ARI, lei inédita no Brasil que diminui o tempo de tramitação dos alvarás; e a promoção do engajamento civil no poder público, com o uso das plataformas digitais Colab e e-você. O público participante também conheceu a Rede Juntos, plataforma criada pela Comunitas para facilitar a troca de experiências e aprendizado entre os gestores públicos brasileiros.

Faça o download do aplicativo Rede Juntos, disponível para Android e iOS

“Buscar uma gestão eficiente por meio do equilíbrio das contas deve ser prioridade para prefeituras e é uma das principais ações da Comunitas. Com a organização dos processos públicos e o engajamento da população, os desafios enfrentados pela gestão podem ser superados e o resultado é ter cidades melhores, com serviços melhores para o cidadão”, ressaltou Patricia Loyola.

Juntos em Curitiba

Na capital paranaense, o Juntos apoia o desenvolvimento do planejamento de longo prazo para a cidade, o Curitiba 2035. Iniciado em 2016, o projeto é construído democraticamente com diversos setores – público, privado, acadêmico e representantes da sociedade civil. O objetivo é criar um ambiente urbano atraente para empresas e pessoas, focando em inovação e tornando-se, cada vez mais, referência para o Brasil.

Juntos em Curitiba: “A cidade pode se renovar e, ao mesmo tempo, se manter fiel às raízes”, diz Greca

O planejamento estratégico de longo prazo torna as ações da administração pública mais sustentáveis, considerando os impactos que os projetos terão no presente e no futuro.

Sobre o Observatório Social do Brasil

Os Observatórios Sociais (OS) são organizados em rede, coordenada pelo Observatório Social do Brasil (OSB), que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos OS, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais. A Rede OSB está presente em mais de 100 cidades, em 19 Estados brasileiros, com mais de 120 observatórios em atividade e o envolvimento de mais de três mil voluntários.

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável desenvolve um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Cadastre-se e acompanhe a agenda de novos conteúdos: www.redejuntos.org.br

 

 

Foto: Observatório Social do Brasil

Os comentários estão desativados.