loading

Conheça os gestores públicos contemplados com bolsas de estudo do MLG

As aulas terão início na segunda quinzena de agosto.

Seis gestores públicos foram selecionados pela Comunitas para o Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), programa de pós-graduação (latu sensu) com módulo internacional na Universidade de Oxford, no Reino Unido, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização parceira da Comunitas.

Miguel Coelho, prefeito de Petrolina (PE); Alana Lobo, gerente de Projetos da Prefeitura de Salvador (BA); Rafael Leal, secretário de Turismo da Prefeitura de Santos (SP); José Maria Vasconcelos, auditor fiscal da Receita da Prefeitura de Teresina (PI); Gabriel Trevisan Formigoni, assessor superior e Flávio Emílio Rabetti, gerente de Convênios, ambos da Secretaria de Gestão e Controle da Prefeitura de Campinas (SP), se inscreveram no curso do CLP e foram contemplados pelas bolsas de estudo, com foco no aprimoramento e fortalecimento dos gestores da rede do Programa Juntos.

Dentre os objetivos desse tipo de ação, está contribuir para a disseminação das boas práticas da gestão pública, bem como qualificar, incentivar e reconhecer talentos em potenciais. Entre as contrapartidas dos bolsistas, está a participação nos encontros da rede, a produção de conteúdo autoral para compor a plataforma Rede Juntos e, também, participação de mentorias com alunos de gestão pública em universidades parceiras da Comunitas.

LEIA MAIS: Inovação em Gestão Pública reúne bolsistas da Comunitas

Para além de formar parcerias para o aprimoramento da gestão pública nas prefeituras brasileiras, o Programa Juntos visa promover uma nova cultura gerencial nas prefeituras da rede, destacando os servidores públicos como atores estratégicos para uma verdadeira transformação na administração pública.

Confira abaixo o perfil dos seis selecionados:

Advogado e político brasileiro, um dos selecionados é Miguel Coelho, atual prefeito de Petrolina, com mais de 60 mil votos. Em 2014, foi eleito o mais jovem deputado estadual em Pernambuco, com 55 mil votos, aproximadamente.

Alana Lobo, também selecionada, é administradora e economista que atuou por dez anos na iniciativa privada. Atualmente na gerência de Projetos da Prefeitura de Salvador, busca contribuir para o desenvolvimento da cidade atuando em áreas como regularização fundiária, planejamento estratégico, captação de recursos, programas de incentivo ao desenvolvimento sustentável e inovação, projetos de desburocratização e novas tecnologias e soluções.

Publicitário, pós-graduado em Marketing e gestor cultural, Rafael Leal, secretário de Turismo de Santos, enxerga na especialização a oportunidade para aprofundar seus conhecimentos teóricos e empíricos. “Ao analisar o programa deste curso, percebo absoluta harmonia entre meus anseios profissionais e os conteúdos técnico e acadêmico que serão de extrema relevância à minha carreira”, complementa.

José Maria Vasconcelos, auditor fiscal que trabalha atualmente na área de desenvolvimento e manutenção de sistemas informatizados voltados à tributação e fiscalização do município de Teresina, está ciente que o curso será uma oportunidade única para que realize efetiva mudança na máquina pública. “A realização do curso tem o objetivo de obter o embasamento teórico necessário para que eu possa utilizar melhor minhas potencialidades na implantação de uma gestão pública mais eficiente e voltada ao atendimento dos interesses da sociedade”, destaca.

Ambos integrantes da Secretaria de Gestão e Controle da Prefeitura de Campinas, Gabriel Trevisan Formigoni – assessor superior, e Flávio Emílio Rabetti – gerente de Convênios da Diretoria de Convênios e Contratos, também foram contemplados pelo programa de bolsas.

Formigoni atua como profissional de consulta às dúvidas e questões jurídicas, administrativas e de gestão pública da pasta, primando pela assessoria tempestiva e de alta qualidade. Já Rabetti é responsável pelo gerenciamento, monitoramento e controle de todos os convênios vigentes na prefeitura campinense.

 

O MLG

O MLG é um curso de pós-graduação (lato sensu) com carga horária de 360 horas, e duração de 15 meses. Foi concebido em módulos para que os participantes possam conciliar o curso com o exercício das suas funções. O programa busca gestores públicos responsáveis pela implementação de políticas estratégicas, que desejam contribuir, de maneira ética e responsável, pela melhoria e eficácia das políticas públicas. É uma realização do Centro de Política e Liderança Pública (CPL), parceiro técnico da Comunitas.

Até 2016, foram concedidas 15 bolsas de estudos aos servidores das prefeituras integrantes do Programa Juntos. Com o Programa de Bolsas, a Comunitas busca contribuir para a formação, a capacitação e o conhecimento técnico das principais lideranças que estão à frente da gestão nos municípios e apresentar práticas inovadoras que conduzam ao aprimoramento das políticas públicas e ao desenvolvimento do país.

“Aprendemos novos conceitos, novos métodos e olhares sobre ações muitas vezes cotidianas. É uma mudança de paradigma que nos permite gerir com mais técnica e liderança e realmente fazer a diferença nos municípios onde atuamos, para que tenhamos um país muito melhor, com desenvolvimento e todas as políticas sociais atendidas”, destaca Elizabeth Jucá, secretária de Saúde de Juiz de Fora (MG), ex-bolsista do Juntos.

LEIA MAIS: Bate-Bola | Elizabeth Jucá é a entrevistada dessa semana.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *