O Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável passou a publicar no último trimestre de 2015 cartilhas de replicabilidade de suas principais frentes de atuação. São guias que trazem detalhes do processo, indicadores e principais resultados. A intenção do Juntos é compartilhar o modelo dos projetos desenvolvidos para que servidores públicos e governos se inspirem e se apropriem de sua metodologia, que envolve líderes empresariais e a sociedade civil no debate de ações para a melhoria da gestão pública.

 

Programa Juntos

A mais nova cartilha apresenta o Programa Juntos, sua abordagem, metodologia e modelo de governança. Além disto, traz exemplos de iniciativas desenvolvidas e reflexões sobre o arcabouço jurídico e metodológico que viabiliza a interação entre os setores da sociedade de forma efetiva e em prol do bem público.

Sem título

Baixe aqui a cartilha

Equilíbrio Fiscal

A primeira cartilha lançada pelo Juntos é a Cartilha de Replicabilidade – Equilíbrio Fiscal. O material traz não só o modelo de governança do Juntos e a importância do equilíbrio fiscal para a gestão pública, mas explica qual o perfil dos servidores, a metodologia a ser aplicada e a tecnologia indispensável para tocar o projeto.

img-cartilha

Baixe aqui a cartilha

Escritório de Gerenciamento de Projetos

A Cartilha de Replicabilidade – Escritório de Gerenciamento de Projetos traz a metodologia e os resultados da frente do programa que auxilia na gestão de todos os projetos da administração pública. O escritório organiza procedimentos, analisa a carteira de programas para evitar sobreposição, define objetivos estratégicos e prioridades, além de acompanhar as ações para identificar oportunidades e garantir a eficiência nos processos.

min-cartilha

Baixe aqui a cartilha.

Diagnóstico da Folha de Pagamento

A Cartilha de Replicabilidade Diagnóstico da Folha de Pagamento é um desdobramento Cartilha de Equilíbrio Fiscal, lançada pela Comunitas em 2015. Ela trata dos processos internos da gestão pública para se atingir uma maior eficiência no emprego dos recursos e se evitar quaisquer prejuízos à população.

capa

Baixe aqui a cartilha

Licenciamento Urbano

A cartilha de Licenciamento Urbano apresenta os resultados da frente homônima realizada em Campinas e traz um conjunto de ações interligadas que tem a função de otimizar o tempo de aprovação de empreendimentos e reduzir os processos no órgão público. Permite que as prefeituras sejam capazes de promover as mudanças necessárias de maneira eficiente e obtenham melhorias contínuas.

licenciamento

Baixe aqui a cartilha.

 Aprimoramento de Compras Governamentais

14508702_1130956233650087_398297184_n

A Cartilha de Replicabilidade de Aprimoramento de Compras Governamentais tem como objetivo auxiliar as prefeituras a tornar as despesas públicas mais eficientes. A frente de trabalho foi desenvolvida em Paraty (RJ), em 2014, como um desdobramento da frente de Equilíbrio Fiscal, que identificou uma oportunidade de ganho de até R$3,3 milhões em despesas correntes, a partir do processo de compras, redução de preços e revisões de contratos e convênios.

Baixe aqui a cartilha.

Cartilha de Gestão de Saúde Pública

capa-cartilha-saude

A saúde é uma das principais preocupações da população brasileira e também um dos maiores desafios dos governantes. A Cartilha de Gestão de Saúde Pública aborda os principais dispositivos do setor, principalmente o Sistema Único de Saúde (SUS), apontando suas diretrizes, organização e objetivos.

Baixe aqui a cartilha.