Novo padrão de atendimento em Saúde

Campinas

Em uma parceria entre a Prefeitura de Campinas, a agência Tellus e o Juntos foi desenvolvido um novo padrão de atendimento em saúde a partir do projeto de reforma e ampliação do Pronto Atendimento (PA) Campo Grande. As obras, que devem ser finalizadas no segundo semestre de 2016, levou em conta as soluções apresentadas por usuários e servidores, que participaram de oficinas de cocriação durante a fase de planejamento. Quando a unidade for entregue, a prefeitura espera conseguir uma habilitação de UPA porte III, concedida pelo Ministério da Saúde, condição que pode representar um repasse federal ao município entre R$ 350 mil a R$ 500 mil a mais por mês.

Estava previsto no planejamento da Prefeitura de Campinas a reforma e ampliação do PA Campo Grande, que atende a região noroeste da cidade. No entanto, a administração tinha a intenção de garantir com a reforma um novo padrão de atendimento na Saúde, sem contar que esperava envolver a comunidade e os servidores públicos antes de dar prosseguimento ao projeto.

Na fase de planejamento das obras no PA Campo Grande, a agência Tellus, parceira do Juntos neste projeto, partiu para uma pesquisa de campo a fim de conhecer de perto não só o atendimento, mas a realidade da população local. O PA, unidade de saúde 24 horas, atende uma população estimada em 190 mil pessoas.

A equipe ouviu usuários, funcionários da unidade e gestores da Saúde do município para entender quais eram as necessidades imediatas e também conhecer suas expectativas futuras, ou seja, quais características trariam mais qualidade aos serviços prestados. Todo o processo foi aberto, com os resultados de cada etapa divulgados em um blog do projeto, que permitia ainda que todos os interessados – de servidores a usuários – pudessem fazer críticas ou apresentar sugestões.

Finalizada esta fase, todos foram convidados a participar das oficinas de cocriação, em que puderam contribuir para a discussão das soluções apresentadas e, assim, desenvolver um novo conceito para o atendimento na unidade de saúde. No processo, foi criado o conceito Acolhe Saúde, que tem como objetivo trazer as demandas do usuário para o foco do cuidado com base em quatro elementos: segurança, conforto, agilidade e autonomia.