Sobre o BISC

O BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) é uma ferramenta criada pela Comunitas para o acompanhamento anual dos investimentos sociais privados no Brasil. Por meio de uma parceria abrangente e inovadora com o CECP e com a Exchange, consegue-se comparar esses investimentos com padrões internacionais. Com isso, é possível aferir a evolução dos compromissos sociais das empresas participantes, extrair a percepção dos gestores sobre a qualidade das aplicações, buscar novos temas para subsidiar a formulação de estratégias e melhorar a contribuição para o desenvolvimento do país.

Por meio de acesso on-line a indicadores de benchmarking, o BISC injeta maior assertividade na tomada de decisão para os líderes empresariais, além de facilitar as ações dos gestores dos programas de investimento social corporativo.

img-bisc

A Comunitas entende que a responsabilidade social da empresa vai além do cumprimento de obrigações, como gerar empregos e pagar impostos. Pelo poder que têm de influenciar a vida das comunidades, as empresas estão em situação privilegiada para proteger o meio ambiente e gerar solidariedade social, mesmo que não haja nenhuma lei estabelecendo essa obrigação.

As empresas brasileiras se confrontam com o desafio de aprimorar a gestão, qualidade e impacto de seu investimento social. Acelerar este processo implica atuar em parceria para criar novos padrões de colaboração. Implica também em monitorar e avaliar resultados para sistematizar e disseminar conhecimentos e boas práticas. O reconhecimento do papel estratégico da empresa como parceria e corresponsável pelo desenvolvimento está na raiz do BISC. Este não só analisa dados e indicadores, como traz experiências e tendências, além de captar as variações ocorridas ano a ano, o que permite múltiplas comparações entre empresas e setores produtivos.

Os gestores do investimento social podem definir seus próprios grupos de referência e criar relatórios on-line customizados. Isto facilita o planejamento das estratégias de investimento e o envolvimento da direção da empresa ao mesmo tempo em que garante a confidencialidade das informações prestadas.

O BISC é também uma ferramenta aberta, em processo permanente de aperfeiçoamento. Novos temas, questões e possibilidades de comparação são incluídas todos os anos de acordo com o interesse das empresas parceiras. São acrescentadas novas análises sobre tendências, prioridades emergentes e influência do cenário econômico sobre o investimento social privado.

O BISC funciona hoje como um instrumento que permite aos líderes empresariais e gestores das áreas sociais avaliar o alcance de seus investimentos na área.

Entenda a pesquisa
O BISC é alimentado por pesquisa que busca dimensionar todos os recursos financeiros, em bens e serviços, aplicados por empresas privadas em projetos e atividades de interesse social, incluindo:

– Apoio a projetos sociais, ambientais e culturais;
– Construção de infraestrutura social, inclusive a decorrente da instalação e funcionamento de empresas;
– Apoio permanente ou eventual a organizações formalmente constituídas.

Além dos investimentos sociais voluntários, a pesquisa se esforça em captar separadamente as aplicações sociais realizadas por imposição legal, atos administrativos ou sessões judiciais, incluindo obrigações decorrentes de licenciamento ambiental e Termos de Ajustamento de Conduta.

Não são consideradas no BISC ações que beneficiem exclusivamente os colaboradores das empresas e suas famílias, doações a comitês políticos e indivíduos e ações promovidas com recursos doados por terceiros.

Porque fazer parte?

Compreender o rumo dos investimentos sociais é fundamental no mundo corporativo como estratégia e análise do mercado. Com esse objetivo, o BISC proporciona um mapeamento único no país, com sinalização das maiores tendências nessa área.

A pesquisa oferece aos seus parceiros uma plataforma online para preenchimento do questionário e monitoramento das respostas de anos anteriores. Há ainda workshops e encontros para discussões acerca dos resultados obtidos, além de um relatório anual impresso, junto a uma versão de destaques. Os parceiros do BISC são automaticamente convidados ao Encontro de Líderes promovido pela Comunitas, que reúne os maiores líderes empresariais do Brasil.

Recursos da ferramenta:
– Adoção de padrões de benchmarking similar ao adotado pelo CECP, que permite comparar o comportamento das empresas no Brasil com as dos EUA.
– Instituição do benchmarking qualitativo como ferramenta de avaliação e reflexão sobre a atuação das empresas parceiras.
– Análise anual do impacto da conjuntura econômica nos investimentos sociais privados.
– Segmentação dos recursos investidos pelas empresas e por suas fundações, acompanhada de uma análise diferenciada da atuação desses dois grupos de organizações.
– Dimensionamento e a evolução dos incentivos fiscais utilizados por tipo de incentivo.
– Segmentação dos investimentos sociais por área de atuação e por fonte de recursos.
– Informações sobre tendências e perspectivas dos investimentos sociais.
– Mapeamento das organizações sem fins lucrativos que atuam em parceria com as empresas do grupo.
– Dimensionamento e o perfil das aplicações sociais realizadas pelas empresas em decorrência de exigências legais.